Treinamento Funcional


O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo - os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio. Quando você segura um bebê, lava seu carro, leva o cachorro para passear, move o sofá de lugar, carrega compras ou passa um aspirador de pó, seu corpo não está usando um músculo isoladamente, mas muitos músculos que trabalham simultaneamente e sinergicamente. O fundamento do funcional é repetir nos exercícios na academia, movimentos corriqueiros como saltar, agachar, levantar, empurrar, puxar, dobrar, torcer que, quando realizados corretamente, tornam mais fáceis as atividades diárias, tornando-nos mais saudáveis e produtivos. Em alguns casos a carga de trabalho é exercida apenas pelo próprio peso do corpo. Por isso, fatores como sexo, idade e histórico de vida, são importantes para o planejamento adequado do treino.
Confira alguns benefícios proporcionados pelo treinamento funcional:
  • Tonificação muscular
  • Alto gasto calórico (perder gordura)
  • Melhora o equilíbrio do corpo
  • Aumenta eficiência dos movimentos básicos
  • Melhora a postura
  • Reduz o risco de lesões no dia-a-dia;
  • Aumenta o condicionamento físico e a resistência